Como o Design ajuda a vender mais?

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Artigo sobre como desenvolver estratégias para ajudar as vendas do seu negócio.

Sabe-se que um bom design gera uma maior confiabilidade e potencializa a decisão na compra de um produto ou serviço. Mas será que isso é o suficiente?

Vamos pensar juntos tendo como referência a natureza. Assisti um ótimo documentário chamado “Dança dos Pássaros” que mostrou a forma como uma espécie de ave exótica conquista o seu parceiro. Para essas aves, somente a presença para acasalar não é o suficiente para atrair a fêmea, por isso eles desenvolvem coreografias balançando as asas, constroem ninhos feitos de gravetos e folhas que parecem esculturas. Tudo para ganhar mais a atenção da concorrência entre os pássaros machos. Essas espécies tornam o universo das aves distinto, e trazem um grande ensinamento: o diferencial é importante de ser desenvolvido através de uma conjuntura de elementos estratégicos e não somente por um elemento representativo. Nos tempos atuais vivemos similaridades com esse contexto no nosso dia a dia, quando, por exemplo, nos deparamos com muitas opções oferecidas pelas marcas no mercado.

Por decorrência da alta competitividade e concorrência, não é suficiente apresentar somente o melhor produto ou serviço como diferencial. Tornou-se obrigatório também a existência de pré-requisitos básicos: experiencia de uso, qualidade e relacionamento.

Esses pré requisitos podem ser melhor explicados colocando o vinho como exemplo. A experiência de uso é formatada através do design da embalagem e da garrafa por exemplo, que envolvem elementos como ilustrações, fotografias, tipografias e logotipo com objetivo de agregar inovação e encantamento através da essência da marca. Esses valores são percebidos automaticamente pelas pessoas através dos sentidos. Ou seja, uma boa apresentação irá trazer um estímulo positivo, como por exemplo, de curiosidade. A qualidade está relacionada ao que está sendo entregue, desde o produto até a apresentação e a comunicação digital ou impressa fortalecerá a história com informações e complementos sobre a marca.

Por último, vem o relacionamento, representado pelos consultores de vendas, e os canais de suporte. As dicas compartilhadas por aqui formam um tripé estratégico essencial para o seu plano de negócio que vai resultar em um envolvimento maior com seu público alvo. Voltando a reflexão do documentário das “Danças dos Pássaros”, conquistaremos mais sendo iguais a todos ou sendo autênticos?

Boa sorte e obrigado pela leitura!

Abraço, Leonardo Almeida. Designer Estratégico da L2A Design.

Autor: Leonardo Almeirda

Sobre o autor: Diretor de Arte, trabalho nas áreas de Fotografia, Ilustração e Design, há 15 anos. Desenvolvo projetos de Sites, E-commerce, Impressos, Identidade Visual e Campanhas Publicitárias no objetivo de otimizar a experiência dos serviços e produtos em benefício dos usuários e organizações.

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