Como o design pode te ajudar no novo mundo que está nascendo?

 

Artigo sobre a importância de agregarmos ferramentas diárias do design, para a otimização na produtividade do nosso trabalho e vida pessoal.

Problemas aparecem quando menos imaginamos. Alguns em níveis pequenos e outros em níveis grandes. É o caso que estamos passando com o Covid-19. Mas como podemos transformar esses problemas em soluções utilizando o design ao nosso favor?

No caso do vírus seria uma vacina, mas infelizmente levará um tempo. O design por exemplo pode ajudar, como está ajudando, na entrega de soluções como máscaras, novos produtos e serviços digitais. É muito comum definir o design apenas como beleza. O belo é uma de suas características, mas temos também a sua função. Hoje, o Design além de belo e funcional é experiência. A experiência na usabilidade, não apenas utilizando o nosso sentido visual, mas também projetado para o olfato, paladar, tato e audição. Esses 5 sentidos, são um resumo principal das nossas características sensitivas onde existem estudos que somos movidos em torno de 26 sentidos. Ou seja, se o Design fosse apenas para o belo, estaríamos apenas projetando uma solução para uma parte de nossos sentidos e não pelos 5 principais citados acima.

Para iniciarmos uma estratégia de percepção, precisamos primeiro aprender a sentir os nossos sentidos e qual seria o problema que está ocorrendo nessa comunicação com a grande parte deles com a gente. Vamos utilizar como um exemplo a nossa vivência atual em quarentena.

Quantos gatilhos mentais passaram na mente das pessoas quando receberam a notícia que precisavam ficar em casa trabalhando, envolvendo exemplos no universo do design: “Preciso criar um e-commerce.” “Não tenho uma cadeira confortável.” “Estou com embalagens ruins para a entrega.” Ou seja, problemas presentes no dia a dia das pessoas onde não tiveram uma ação de solução antes. O tempo foi passando e quando surgiu a necessidade, o problema foi encontrado. Os motivos podem ser diversos, desde por decorrência da falta de um diagnóstico ou por dificuldade na identificação. A minha intenção não é o julgamento, mas a reflexão.

Independente de qual seja o motivo, essa pandemia trouxe uma consciência para nós sobre a importância de exercitar diariamente a percepção dos nossos sentidos, onde procrastinar a necessidade de mudanças, geram mudanças ineficientes. Causando riscos negativos para a empresa ou para a sua saúde. Agregar soluções para nosso dia a dia, nesse novo mundo, é procurar identificar e solucionar no aqui e agora. O Design é uma ótima ferramenta parceira nessa jornada, se dedicando a cristalizar inovações efetivas. Quando implementadas e atualizadas diariamente, teremos uma convivência mais saudável com os nossos sentidos. Durante o nosso trabalho ou nas horas de descansando da nossa casa.

Boa sorte e obrigado pela leitura!

Abraço, Leonardo Almeida. Designer Estratégico da L2A Design.

Autor: Leonardo Almeirda

Sobre o autor: Diretor de Arte, trabalho nas áreas de Fotografia, Ilustração e Design, há 15 anos. Desenvolvo projetos de Sites, E-commerce, Impressos, Identidade Visual e Campanhas Publicitárias no objetivo de otimizar a experiência dos serviços e produtos em benefício dos usuários e organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *